Esses são os princípios básicos para misturar e harmonizar os delicados sabores dos Azeites de Oliva Extra Virgem com outras iguarias, como queijos e vinhos. Todos da Espanha, é claro.
Quem gosta de queijo, vinho e Azeite de Oliva por si só, certamente vai gostar de experimentar todos juntos. A Espanha tem uma enorme variedade de Azeites de Oliva Extra Virgem, graças às mais de 200 variedades de azeitonas cultivadas em seus olivais.
Temos uma variedade de aromas e sabores disponíveis, que podemos usar para harmonizar com qualquer alimento ou preparação. Mas, como acontece com todas as combinações de sabores, podem surgir dúvidas quando se trata de combinar Azeites de Oliva.
Para ajudá-lo a preparar sua degustação, selecionamos opções de Azeites de Oliva Extra Virgem da Espanha e os tipos de queijos e vinhos que combinam bem com eles. Todas as fontes especializadas consultadas concordam com as linhas gerais da arte de harmonizar os sabores dos azeites espanhóis com outros alimentos e bebidas da Espanha, como queijos, pães e vinhos.
O Azeite de Oliva Extra Virgem proporciona aromas e sabores que complementam os dos queijos. Os sabores são combinados com base na similaridade, de modo que tenham o mesmo nível de intensidade. Assim, quanto mais impetuoso for o alimento, mais intenso deve ser o azeite, com mais picância e amargor.
Exemplos de combinações de comida e vinho que agradarão seu paladar
Quer um exemplo? Para queijos macios e cremosos, como o queijo de cabra, um azeite de oliva mais suave e frutado será uma excelente combinação. Não hesite em harmonizar queijos macios com os azeites das variedades Arbequina e Manzanilla Cacereña. Na taça, você pode colocar um vinho branco jovem e fresco, ou um tinto de corpo médio.
Os queijos curados e salgados combinam bem com azeites mais intensos e picantes, como o Picual ou o Cornicabra. O manchego, famoso queijo espanhol da região de La Mancha, é feito de leite de ovelha da raça Manchega (daí o nome do queijo) e é curado por 60 dias a 2 anos.
Como não poderia deixar de ser, esse queijo combina muito bem com Azeite de Oliva da Espanha da variedade cornicabra: você pode cortá-lo em cubos e mariná-lo em azeite, pimenta e ervas, como tomilho.
Para acompanhar queijos intensos…
Opte por vinhos mais estruturados, como vinhos brancos fermentados em barris de carvalho e vinhos tintos com alto nível de envelhecimento.
No caso dos queijos azuis, um toque de doçura com o Azeite de Oliva da Espanha da variedade Arbequina vai muito bem. As notas frutadas de maçã desse azeite complementam a acidez e o sabor picante dos queijos azuis, formando um belo par.
E quando se trata dos pães que estarão em sua tábua de aperitivos – ou em um cardápio baseado em tapas – não há limitações. Eles são um veículo neutro para apreciar o azeite de oliva que você desejar. Aqui, conta mais o seu próprio paladar. Se o pão é de um tipo básico, até Azeites de Oliva suaves se sobressaem.
Experimentar combinações diferentes faz parte do prazer da harmonização. Não há combinações infalíveis, pois o gosto de cada pessoa é único. A regra principal é apreciar e confiar em seu próprio paladar.
Se quiser ficar por dentro das novidades e testar mais receitas com os Azeites de Oliva da Espanha, acompanhe nosso Instagram: @azeitesdeolivadaespanha
0 Comentários