Desde a Antiguidade, os benefícios do Azeite de Oliva para a saúde eram reconhecidos. O que não se sabia naquela época era um de seus segredos: sua composição em ácidos graxos.
Viver de forma mais saudável requer mudanças holísticas na rotina. Isso significa promover uma transição integrada para hábitos mais saudáveis. Praticar exercícios, cuidar da mente e cultivar hobbies como jardinagem, música, pintura ou escrita… e, acima de tudo: comer melhor. Quando se trata de nutrição adequada para o corpo, alguns nutrientes não podem faltar na dieta, e os ácidos graxos são um bom exemplo.
Você talvez não tenha ouvido falar dos ácidos graxos, mas com certeza conhece alguns membros da família, como ômega 3, ômega 6 e ômega 9. Os ácidos graxos são obtidos a partir de gorduras e óleos, como o Azeite de Oliva Extra Virgem da Espanha, que é muito rico em ácido oleico (ômega 9).
Esses ácidos são o resultado do metabolismo dos lipídios presentes em certos alimentos. Além dos Azeites de Oliva, podemos mencionar algumas sementes, frutos secos, certos peixes, chocolate e carnes.
O organismo dos animais, incluindo o corpo humano, não produz a maioria dessas substâncias. A forma de obtê-las é ingerindo alimentos ricos nesses nutrientes. Os ácidos graxos desempenham um papel importante na produção de energia para o funcionamento do corpo e auxiliam no processo anti-inflamatório. Eles também regulam a pressão arterial e promovem a produção de hormônios e anticorpos.
“Os ácidos graxos agem no processo oxidativo das células. O ômega 3 e o ômega 6 devem ser consumidos em pequenas quantidades, e o Azeite de Oliva contém pequenas quantidades desses ácidos”, explica Brígida Jiménez, Diretora do centro IFAPA de Cabra, que estuda o cultivo da oliveira e a indústria de Azeite de Oliva na Espanha, em uma entrevista para este blog. Ela acaba de publicar, junto com o especialista brasileiro em Azeite de Oliva, Marcelo Scofano, o livro “Azeite de Oliva: ancestralidade e novos alimentos”.
“Pode-se dizer que o Azeite de Oliva é caracterizado por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados e pobre em ácidos graxos poliinsaturados. O componente majoritário dos ácidos é o oleico, monoinsaturado, que representa entre 56% e 83% do total de ácidos”, comenta Brígida.
O Azeite de Oliva Extra Virgem é considerado um dos alimentos mais saudáveis da dieta, precisamente por sua composição única de ácidos graxos. “Desde a antiguidade, a oliveira e o Azeite de Oliva tinham propriedades curativas. Hipócrates recomendava o Azeite de Oliva para dores musculares e casos de úlceras e cólera. No século I, Plínio, o Velho, elaborou toda uma série de receitas em que a oliveira é a protagonista indiscutível”, menciona Brígida em seu livro.
Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, intitulada “Importância dos ácidos graxos essenciais e os efeitos dos ácidos graxos trans no leite materno para o desenvolvimento fetal e neonatal”, demonstrou que os ácidos graxos são importantes na proteção contra alergias e infecções, no processo visual e no desenvolvimento cognitivo na infância. E a qualidade dos lipídios presentes no leite materno, a maior fonte de energia e nutrientes essenciais para as crianças, está diretamente relacionada aos alimentos consumidos pelas mães.
“Os ácidos graxos minimizam e previnem doenças cardiovasculares, vasodilatação e arritmias, e controlam os níveis de gordura no sangue”, explicou a nutricionista Aline Becker, em uma entrevista exclusiva para este blog.
O ácido oleico, ou ômega 9, abundante no Azeite de Oliva Extra Virgem da Espanha, também proporciona benefícios para a pele e é amplamente utilizado na fabricação de produtos cosméticos para hidratação.
Para potencializar os efeitos dos ácidos graxos no organismo, Aline Becker recomenda consumir alimentos ricos nesses ácidos no almoço e no jantar, como o Azeite de Oliva da Espanha combinado com frutas e verduras. A prática de exercícios físicos completa a rotina saudável. “A atividade física sempre estará alinhada com o melhor funcionamento do organismo, juntamente com uma dieta equilibrada”.
Se deseja ficar por dentro das últimas novidades e experimentar mais receitas com Azeite de Oliva da Espanha, siga nosso Instagram: @azeitesdeolivadaespanha
0 Comentários