Blog
Voltar ao Blog

Outubro 23, 2023

Camarão na moranga: a iguaria nacional que se cultivava no presídio

Veja o passo a passo da receita e agrade a família e os amigos com o toque especial que o Azeite de Oliva da Espanha proporciona.

O litoral do Brasil parece chamar por pratos de frutos do mar. Não importa se a praia em que você está é em Florianópolis, no sul do país, ou em Natal, no Nordeste: peixes e frutos do mar, como camarões, reinam absolutos nos cardápios dos restaurantes e também são comumente preparados nas casas de veraneio. E se só de ler sobre isso já bateu uma ansiedade pela chegada do verão, vamos mostrar que dá para trazer a sensação de sol e mar para dentro de casa, a qualquer época, com uma deliciosa receita de camarão na moranga.

Muita gente pensa que esse prato tem origem no Nordeste, região famosa pela culinária repleta de frutos do mar. A história mais provável, no entanto, é que a receita de camarão na moranga tenha sido preparada pela primeira vez em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Diz-se que o prato surgiu nos anos 1940, a partir de abóboras-moranga colhidas no Presídio da Ilha Anchieta, que funcionou até 1955. 

Os cultivadores das morangas seriam japoneses que cumpriam pena no presídio por pertencerem à Shindo Renmei, uma organização secreta de caráter nacionalista fundada por imigrantes japoneses no interior de São Paulo. A lenda diz que uma moranga caiu no mar ao ser transportada para fora do presídio e foi parar nas mãos de uma cozinheira habilidosa, que aproveitou que a moranga apresentava um furo no lugar do talo para recheá-la com um refogado de camarões.

Nos últimos anos, o moranga com camarão ganhou espaço até nas ceias de Natal e Ano Novo em todo o país. Ao lado do peru e do bacalhau, o prato faz bonito nas mesas festivas e impressiona os convidados, apesar de ser bem fácil de preparar. 

Veja o passo a passo da receita e agrade a família e os amigos com um almoço ou jantar especial.

 

Camarão na moranga

Ingredientes:

  • 1 abóbora-moranga inteira (3kg)
  • Azeite de Oliva da Espanha a gosto
  • 1 ½ cebola em cubos
  • 5 dentes de alho picados
  • 800g de camarão médio limpo
  • 1 limão tahiti
  • 2 tomates maduros sem pele e sementes em cubos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 maço de coentro ou salsinha picado
  • 1 xícara (chá) de creme de leite
  • 4 colheres (sopa) de requeijão

 

Como fazer camarão na moranga:

1) Lave a moranga, retire a tampa (parte de cima) da moranga e as sementes. 

2) Prepare a moranga antes de levar ao forno: pincele Azeite de Oliva da Espanha na casca da moranga para gratinar e deixá-la douradinha.

3) Enrole-a em papel-alumínio e leve-a ao forno preaquecido a 180 °C por 45 minutos (retire o papel-alumínio nos 5 minutos finais). 

4) Em uma panela, no fogo médio, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola até murchar. Junte o alho e refogue por mais 1 minuto. 

5) Adicione o camarão e regue com o suco do limão. Junte os tomates e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture tudo e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire do fogo e adicione o creme de leite e coentro ou salsinha. 

6) Quando a moranga estiver assada, espalhe o requeijão em seu interior e despeje o recheio de camarões. Sirva acompanhado de arroz.

Dicas para preparar a melhor receita de camarão na moranga

Camarão na moranga é um prato que impressiona pela combinação de sabores e pelo visual. Para garantir que sua receita fique ainda mais saborosa e delicada, siga essas dicas:

  1. Escolha uma moranga de qualidade: Prefira uma moranga de tamanho médio a grande, de casca firme e sem machucados. Isso garantirá que o prato tenha uma boa apresentação e a abóbora cozinhe de maneira uniforme.
  2. Use Azeite de Oliva da Espanha: O azeite de oliva da Espanha é ideal para dar aquele toque especial ao refogado de camarões. Seu sabor delicado complementa perfeitamente o prato sem sobrecarregar os outros ingredientes.
  3. Não cozinhe demais o camarão: Para garantir que o camarão fique suculento e macio, evite cozinhar por muito tempo. O ideal é adicionar o camarão ao refogado após os temperos e deixá-lo no fogo apenas até que fique rosado.
  4. Capriche no creme de leite e no requeijão: Esses ingredientes são essenciais para dar cremosidade ao prato. Não economize e utilize a quantidade indicada na receita para garantir o equilíbrio perfeito entre o sabor do camarão e o creme suave.

 

Se quiser ficar por dentro das novidades e testar mais receitas com os Azeites de Oliva da Espanha, acompanhe nosso Instagram: @azeitesdeolivadaespanha

 

 

0 Comentários

Entradas relacionadas

Descubra tudo sobre o azeite da Andaluzia

27Feb | 25 Descubra tudo sobre o azeite da Andaluzia
A Espanha é o maior produtor mundial de azeite de oliva, e grande parte dessa produção está concentrada na região andaluza, no...

Variedades de azeitonas espanholas

27Feb | 25 Variedades de azeitonas espanholas
Com mais de 200 variedades de azeitonas, a Espanha possui um dos olivais mais ricos do mundo. São variedades que, ao longo...

Modalidades de azeite de oliva virgem

21Feb | 25 Modalidades de azeite de oliva virgem
O azeite de oliva é um alimento que existe há milhares de anos. Existem registros de povos antigos que já produziam azeites...

Eu concordo em receber comunicações.

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de Marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha