Apesar de estar cada vez mais presente no Brasil e na culinária nacional, muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre como utilizar o azeite na cozinha e acerca de suas possíveis restrições.
Um dos mitos que cercam o uso do ingrediente é de que, quando aquecido, o azeite sofreria alterações e perderia suas propriedades benéficas a saúde. Por causa disso, alguns ainda acreditam que o principal uso do ingrediente é para a finalização de pratos já prontos.
Porém, como mencionado, isso é apenas um mito. A verdade é que o azeite possui inúmeras utilidades e pode contribuir para que as refeições se tornem muito mais saborosas! Confira a seguir alguns exemplos de como o ingrediente pode ser usado na cozinha.
1. Alimentos crus
Uma das possibilidades do azeite é utilizá-lo para temperar verduras cruas, ou ainda em sanduíches de pão com tomate, por exemplo, nos quais a adição do ingrediente é capaz de trazer um sabor mais especial.
2. Molhos temperados
O azeite pode ser adicionado a diversos tipos de molho, especialmente nos que levam maionese, pois a combinação dos dois ingredientes resulta em um sabor equilibrado e interessante. Uma opção muito comum é molho de maionese vermelha, que além do azeite e da maionese também leva tomates e ovos.
3. Frituras
O azeite de oliva é ideal para fritar porque é o único óleo capaz de suportar altas temperaturas (180ºC) sem se decompor ou perder suas propriedades, e também porque é um óleo que cria uma camada crocante que realça o sabor do alimento ao mesmo tempo em que evita que ele fique embebido em gordura. Assim, o alimento permanece tenro, e mantém suas vitaminas e propriedades intactas.
Portanto, é possível utilizar este alimento para preparar batatas fritas ou legumes.
4. Doces
Durante o preparo de alguns doces, especialmente aqueles que levam chocolate do tipo ganache, amêndoas ou baunilha, um toque de azeite pode fazer a diferença e criar um sabor único.
5. Refogados
Um bom azeite é capaz de deixar alimentos refogados no ponto perfeito, como cebolas e tomates.
6. Assados
Na culinária mediterrânea, o azeite é amplamente utilizado em comidas assadas, em especial nos pratos com carne vermelha. Nesse caso, o azeite ajuda a carne a soltar os sucos que dão sabor ao prato e ainda caramelizá-los.
7. Confitados
O azeite em fogo baixo funciona muito bem para confitar alimentos como cogumelos ou asas de frango. Para completar, é possível armazená-lo depois em um estado de semi-conserva, e então utilizá-lo para finalizar o arroz ou um macarrão. Esse processo serve para dar um sabor diferente e mais refinado ao prato.
8. Fornadas
Nesses pratos que são assados mais rápido por terem uma textura mais delicada, algo comum entre várias espécies de peixes e tipos de vegetais, é possível utilizar um fio de azeite e levar ao forno. Desse modo, o azeite consegue agir para extrair o sabor do alimento e proporcionar um molho bastante aromático e especial, que fará toda a diferença no resultado final.
Mas ele pode ser usado não apenas para assar pratos saborosos. Você pode usá-lo como ingrediente principal em seus bolos e biscoitos a partir de agora.
0 Comentários