O azeite é bem conhecido como um ingrediente saudável, mas o que muitas pessoas nem imaginam é que os seus benefícios podem ser usufruídos não só através da sua ingestão. Sua alta concentração de ácidos graxos e antioxidantes naturais fazem do azeite extra virgem um importante aliado nos cuidados com a pele e os cabelos.
De acordo com registos históricos, o ingrediente começou a ser utilizado para esse fim no Antigo Egipto, há cerca de 5.000 anos, e mais tarde na Grécia. Desde então, as propriedades do azeite têm sido testadas e comprovadas para as mais diversas situações, sendo tradicionalmente utilizado para o alívio de queimaduras solares ligeiras.
Em casos como este, o azeite ajuda a acalmar e a aliviar a irritação causada pelas queimaduras. Ao mesmo tempo, este ingrediente hidrata a pele e reduz a descamação. Para saber como usar o azeite em queimaduras solares ligeiras, aqui fica uma receita caseira simples e prática.
Receita de azeite para queimaduras solares
Utilizar azeite com aloé vera é uma combinação poderosa para revitalizar a pele sensível à exposição constante e ao contacto com os raios solares. Para preparar em casa uma loção calmante com estes dois ingredientes, basta misturar duas colheres de sopa de azeite e duas colheres de sopa de gel de aloé vera no mesmo recipiente.
Depois, lave bem a zona queimada da pele com água fria, aplique a loção de azeite e aloé vera e deixe atuar durante cerca de 40 minutos. Depois de esperar o tempo indicado, basta retirar o gel com a ajuda de uma toalha húmida. Este procedimento pode ser repetido duas a três vezes por semana.
É importante ressaltar que a exposição contínua ao sol pode causar problemas de saúde. Por isso, o ideal é usar uma proteção adequada e evitar o contacto com os raios solares entre as 10:00 e as 16:00 horas. E, claro, procurar aconselhamento médico se a queimadura solar for grave.
0 Comentários