Na Interprofissional do Azeite Espanhol, estamos convencidos de que o esforço que o setor fez em inovação foi o que permitiu que a Espanha chegar à liderança global no setor pela qualidade, produção e comercialização.
Por essa razão, a Organização tem entre os seus objetivos prioritários favorecer o impulso de I+D+i em colaboração com instituições científicas e administrações de todo o país. Assim, estamos a trabalhar atualmente nas seguintes áreas de investigação:
- Saúde: Os azeites têm muitos benefícios para a saúde. Portanto, a prevenção e luta contra o cancro da mama é uma das linhas em que a nossa atividade de investigação se enquadra.
- Agronomia: Concentramo-nos na melhoria das práticas agronómicas, procurando soluções de mecanização da colheita de azeitona, bem como na aplicação de fitossanitários. Também trabalhamos em diferentes linhas de luta e controlo de doenças, particularmente contra verticilose,uma das maiores ameaças ao nosso olival. Outro tema de estudo é a aplicação de efluentes dos lagares no solo.
- Produto: Apoiamos a investigação sobre o uso de atmosfera modificada no processo de batimento e trabalhamos num método de análise que nos permita complementar ou substituir o painel de teste como um sistema de classificação de azeites virgens.
Finalmente, a Organização conduz uma linha de trabalho onde se analisa o efeito que diferentes sistemas de produção têm sobre a evolução dos estéres alquílicos nos azeites virgens extra.
É o esforço constante e a vontade de trabalho que move o setor a continuar a superar-se, mantendo a liderança mundial e conseguindo que os Azeites de Espanha cheguem a todos os lares do mundo em condições adequadas.
0 Comentários