A feijoada é um prato clássico quando se fala em culinária brasileira. É difícil encontrar quem não goste e há regiões do país que dedicam dias da semana ao prato, como São Paulo, onde a feijoada pode ser encontrada nos restaurantes às quartas e aos sábados. Os acompanhamentos esperados, também clássicos, são a couve refogada com alho e fatias de laranja.
Diz-se que a feijoada brasileira foi preparada pela primeira vez por pessoas escravizadas por volta do século XVIII. O feijão preto era abundante no Brasil e era servido aos escravos com farinha de mandioca ou de milho. Diz a lenda que as partes menos nobres do porco eram dadas aos escravos, que as adicionavam ao feijão, e essa mistura deu origem à feijoada.
No entanto, alguns pesquisadores estão trabalhando para mostrar que isso não passa de uma lenda. O acesso a alimentos era restrito, e as fazendas geralmente tinham dezenas de pessoas escravizadas, o que torna improvável que eles recebessem carne regularmente. O feijão preto que consumiam pode ter sido enriquecido com alguns vegetais, pois tinham acesso ao pomar das fazendas e, entre outros alimentos, consumiam laranjas, ricas em vitamina C, que evitavam o escorbuto e serviam como acompanhamento do prato.
Se quiser saber mais sobre a história desse prato, vale consultar os livros A saga da comida, de Gabriel Bolaffi, e Comidas, Meu Santo, de Guilherme Figueiredo.
Agora que você já descobriu um pouco da história da feijoada, que tal experimentar uma versão vegana do prato? Além de sustentável, essa receita realça o sabor dos legumes, especialmente com o uso de Azeite de Oliva da Espanha.
A combinação de azeite de oliva e carvão é usada em outras receitas defumadas para dar um toque especial (veja como preparar para obter detalhes). A seguir está o passo a passo para preparar essa receita.
Como preparar uma feijoada vegana
Tempo de preparo: 60 minutos
Dificuldade: Média
Ingredientes:
1/4 de couve-flor
1 berinjela
1 pimentão vermelho
1 cebola
1 cabeça grande de alho
200 g de cogumelos Shiitake ou outro de sua preferência
2 colheres de sopa de Azeite de Oliva da Espanha
300 g de feijão preto cozido com caldo
3 ramos de alecrim fresco
1 pedaço de carvão vegetal
Sal e pimenta a gosto
1 colher de chá de orégano seco
1 colher de chá de manjericão seco
1 xícara de cebolinha picada
- Corte os legumes em pedaços médios: couve-flor, berinjela, pimentão vermelho e cebola. Coloque-os em uma assadeira, regue com duas colheres de sopa de Azeite de Oliva da Espanha e tempere com sal e pimenta a gosto.
- Corte os cogumelos em tiras ou pedaços semelhantes a pedaços de carne e adicione-os aos legumes na assadeira. Acrescente os ramos de alecrim fresco e a cabeça de alho com o topo cortado embrulhada em papel-alumínio. Leve ao forno a 200°C até que os legumes estejam macios.
- Para o processo de defumação, coloque o pedaço de carvão diretamente sobre a chama do fogão até que fique incandescente. Em seguida, coloque o carvão incandescente no centro da assadeira com os legumes e despeje um pouco de Azeite de Oliva da Espanha sobre o carvão para gerar uma fumaça aromática.
Coloque rapidamente outra bandeja sobre os legumes, permitindo que eles sejam envolvidos por essa fumaça perfumada. Aguarde 5 minutos, remova a segunda bandeja. Se desejar, repita o processo para intensificar o sabor defumado. - Retire a cabeça de alho defumado do papel-alumínio e esprema todo o purê resultante na panela de feijão preto cozido. Acrescente os legumes assados e os cogumelos shiitake, adicione os temperos e cozinhe por mais 10 minutos para que os sabores se harmonizem.
- Finalize a preparação ajustando o sal e a pimenta a gosto e decore com a cebolinha picada.
0 Comentários