Tudo o que você precisa saber para começar a preparar suas próprias conservas em casa com Azeite de Oliva da Espanha.
Falar sobre conservas geralmente nos leva a pensar em alimentos enlatados. É verdade que as conservas em lata, no início do século XIX, eram importantes para garantir uma longa vida útil aos produtos. Isso permitiu a produção em grande escala de alimentos que poderiam viajar por semanas e até meses, de um país para outro, com foco especial em um tipo de consumidor: os exércitos.
Mas a verdade é que a humanidade tem conservado alimentos de várias maneiras ao longo de muitos séculos, sempre tentando se proteger da escassez de alimentos e da sazonalidade. Existem conservas com sal, especialmente de carnes, conservação em baixas temperaturas (primeiro com neve, depois com geladeiras), conservação por cozimento, como geleias, e conservação em óleo, como aquelas feitas com Azeite de Oliva.
A criação de conservas pode prolongar a vida útil dos alimentos e até mesmo ser feita em casa. Fazer suas próprias conservas em Azeite de Oliva também é uma maneira saudável de consumir alimentos, evitando o excesso de sódio, corantes e outros aditivos.
E tudo isso graças às propriedades do Azeite de Oliva
Uma das conservas mais simples e fáceis de fazer é preservar o alho em Azeite de Oliva da Espanha. Basta descascar os dentes de alho – quantos você quiser – colocá-los em um pote de vidro e cobri-los com Azeite de Oliva Extra Virgem da Espanha. Não é necessário deixá-los na geladeira, pois tanto o alho quanto o Azeite de Oliva impedem a ação de bactérias, fungos e vírus.
Em um artigo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, pesquisadores reuniram várias evidências das potentes atividades antibacterianas e antifúngicas dos polifenóis, um dos componentes dos azeites de oliva extra virgem.
As possibilidades de conservação em Azeite de Oliva são praticamente infinitas. No caso de vegetais, a dica é escolher os mais firmes, como abobrinha, berinjela, cenoura, beterraba, pimentão e pepino. Eles devem ser pré-cozidos antes de serem conservados, mas apenas até ficarem al dente, para que não desmanchem.
Se você quiser experimentar algo além do alho, confira a seguir uma receita para conservar abobrinhas em Azeite de Oliva da Espanha.
Conserva de abobrinhas em Azeite de Oliva
Ingredientes:
- 6 abobrinhas médias
- 2 xícaras de Azeite de Oliva Extra Virgem da Espanha
- 1 xícara de vinagre de vinho branco
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de pimenta-do-reino em pó
Como preparar conservas de abobrinha:
Em uma panela, coloque as abobrinhas inteiras e cubra com água. Cozinhe em fogo médio e, uma vez que comece a ferver, cozinhe por mais 5 minutos. Retire a abobrinha da água quente, deixe esfriar e corte em rodelas. Em uma tigela ou jarra medidora, misture o Azeite de Oliva Extra Virgem da Espanha, o vinagre, o sal e a pimenta. Coloque as rodelas de abobrinha em um frasco de vidro com tampa hermética e despeje o líquido por cima. Feche o frasco e leve à geladeira por pelo menos 5 dias antes de servir. Consuma dentro de um mês.
Se quiser ficar por dentro das novidades e testar mais receitas com os Azeites de Oliva da Espanha, acompanhe nosso Instagram: @azeitesdeolivadaespanha
0 Comentários