O País Basco é uma região reconhecida por vários aspectos culturais e históricos, mas não restam dúvidas de que seu principal destaque é a gastronomia. Sua culinária é referência em todo o planeta pelos seus sabores únicos, pelo amor à tradição e por carregar uma personalidade que a torna especial e acessível a todos os paladares. São inúmeras as receitas que podemos citar dessa cozinha, como o bacalhau al pil pil, e várias as razões que a fizeram conquistar o coração de tantas pessoas.
O segredo do sucesso da cozinha basca
Quem teve a sorte de provar alguns dos pratos típicos dessa região sabe que está prestes a encontrar algo especial, e o segredo do sucesso da gastronomia basca pode ser desvendado através de práticas bem simples.
Uma de suas práticas mais importantes é o respeito pelos produtos que estão disponíveis em terras bascas. Os chefs da culinária local sempre priorizam os ingredientes da região e os tratam com muito cuidado. O azeite espanhol, por exemplo, é um dos itens mais importantes, e o mesmo ocorre com cada tipo de carne, vegetal e queijo que é utilizado. A cozinha basca não restringe seus sabores e isso é algo notável em seu resultado final.
Outra prática característica dessa culinária é a maneira como ela combina sofisticação e tradição. Afinal de contas, a cozinha basca evolui dia após dia, e de acordo com as palavras do prestigiado chef Juan Mari Arzak, é uma gastronomia “fácil para o paladar”, capaz de conquistar qualquer um.
Os pratos mais famosos da gastronomia basca
Entre os pratos clássicos mais reconhecidos da gastronomia basca, existem exemplares de todos os tipos, como kokotxas e marmitako. Essa última é uma receita tradicional de frutos do mar, preparada com cebola, pimentão, caldo, uma colher de azeite de oliva espanhol, purê de chouriço e batata. Tudo isso é colocado em uma panela e levado ao fogo, e quando já está quase pronto, junta-se uma pequena fatia de atum para cozinhar no calor residual do prato.
Outro prato muito popular é a merluza ao molho verde. Essa receita pode ser acompanhada com vários tipos de ingredientes, mas o seu segredo está no molho. Para prepará-lo, é preciso somente de duas colheres de azeite espanhol, um dente de alho, salsa fresca picada, vinho branco e um pouco de caldo de peixe.
Além disso, a gastronomia basca também se destaca pelos seus famosos pintxos, e um dos mais conhecidos é a gilda. O seu preparo é bastante simples, sendo necessário ter azeitonas, pimenta verde e uma anchova que deve ser enrolada sobre ela mesma. Depois, tudo isso é amarrado em um palito e regado com uma colher do azeite de oliva tradicional da Espanha.
Portanto, não é de se surpreender que a culinária basca tenha se espalhado pelo mundo. O amor e cuidado pelos ingredientes e pela tradição fez com que grandes chefs viessem dessa região e criassem o sabor que temos hoje em nossas mesas.
0 Comentários