Nestas quatro modalidades da nutrição moderna, a saúde está em primeiro lugar; e nelas, os Azeites de Oliva da Espanha desempenham um papel de destaque.
O cuidado com a saúde tornou-se parte do dia a dia das pessoas nos últimos anos, especialmente no que diz respeito à dieta. Existem diversas opções e promessas de melhorias na saúde do organismo, e vamos apresentar algumas delas, com mitos e verdades, para que você possa tomar decisões mais informadas de acordo com sua realidade.
A dieta Dash como resposta às dietas atuais
Os especialistas alertam que as dietas modernas com alto consumo de gorduras e proteínas de origem animal, como as dietas keto e paleo, podem ter efeitos adversos indesejáveis. Apesar do apelo de perder gordura armazenada, o baixo consumo de alimentos de origem vegetal pode levar a um aumento nos níveis de colesterol e doenças cardiovasculares.
Por isso, a dieta Dash —acrônimo de Dietary Approaches to Stop Hypertension (Abordagens Alimentares para Controlar a Hipertensão)— é direcionada a quem sofre de pressão alta, recomendando o consumo de vegetais, grãos, carboidratos integrais, nozes e carnes magras, assim como o Azeite de Oliva. Qualquer semelhança com a dieta mediterrânea não é mera coincidência…
A dieta mediterrânea: a rainha de todas as dietas
As pessoas do Mediterrâneo priorizam alimentos frescos e naturais, usando o Azeite de Oliva como fonte de gordura, consumindo produtos lácteos de forma moderada. A chamada dieta mediterrânea é fonte de inspiração e pesquisa para profissionais de saúde e para aqueles que desejam cultivar hábitos alimentares mais saudáveis. A carne vermelha também é rara na dieta mediterrânea, contribuindo para o controle dos níveis de colesterol e o aumento da expectativa de vida. Além disso, o Azeite de Oliva é rico em poderosos antioxidantes, graças à presença de polifenóis e ácidos graxos, proporcionando diversos benefícios para a saúde.
É possível ser vegetariano e às vezes comer carne?
Outra tendência alimentar que se inspira na dieta mediterrânea é a dieta flexitariana, ou flexitarianismo, onde «flex» provém de flexibilidade, sendo uma dieta semi-vegetariana ou flexível, permitindo o consumo moderado de carnes e outros alimentos de origem animal, como queijos e ovos. Com um cardápio principalmente vegetariano, a dieta flexitariana utiliza óleos vegetais, como o Azeite de Oliva da Espanha, em suas preparações, seja em refogados ou para dar sabor a alimentos crus, como saladas e pães integrais.
O veganismo: apenas alimentos de origem vegetal
O veganismo, por sua vez, é um movimento que dispensa o uso de produtos de origem animal, inclusive na alimentação, como carnes e laticínios. Com um aumento recente em popularidade, com artistas e personalidades adotando a dieta vegana, há mais opções de proteínas vegetais e receitas para ingressar no veganismo.
Ao não utilizar gorduras de origem animal, a dieta vegana propõe o uso de óleos vegetais, e o Azeite de Oliva da Espanha se destaca notavelmente. Existem variedades de azeitonas que realçam o sabor de frutas, vegetais e hortaliças, como a Arbequina e a Manzanilla cacereña.
Em um ponto, a ciência concorda: para ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, recomenda-se reduzir o consumo de açúcar e alimentos processados. Incluir nozes e óleos vegetais na dieta auxilia na produção de energia pelo corpo para uma vida ativa e vitalidade.
Lembre-se de que é importante consultar um médico ou nutricionista antes de adotar qualquer nova dieta, garantindo que seja a escolha certa para o seu organismo e bem-estar.
Se você deseja ficar por dentro das novidades e experimentar mais receitas com os Azeites de Oliva da Espanha, siga nosso Instagram: @azeitesdeolivadaespanha.
0 Comentários