Assim como os vinhos, existem vários tipos de azeites, com suas características de cor, aroma e sabor, resultado das diferentes técnicas de produção e das diferentes variedades de oliva. Mas ao contrário do vinho, quanto mais novo o azeite, maiores serão as suas qualidades.
Os Azeites de Oliva da Espanha são produzidos a partir das mais de 260 variedades de azeitonas que fornecem azeites de ótimas características organolépticas (sabor e aroma) e analíticas. Mas para preservar essas qualidades, os azeites devem ficar protegidos da luz e do calor.
Estudos mostraram que os povos que adotam a Dieta Mediterrânea têm uma incidência muito menor de doenças cardiovasculares. É nesse cenário que os Azeites de Oliva da Espanha contribuem para uma dieta equilibrada e saudável, graças ao ácido oleico , além de polifenóis e vitamina E presentes em sua composição.
O azeite permite a realização de frituras em temperaturas elevadas de até 180ºC sem que o mesmo altere sua estrutura. Isso possibilita frituras crocantes e sequinhas, já que a formação de uma capinha fina evita a absorção do azeite pelo produto. Os Azeites de Oliva estão divididos em três tipos:
- Azeite de oliva extra-virgem, 100% do suco da azeitona, com excelentes características de sabor e aroma. Indicado no uso de refogados mas também na finalização de pratos, além do uso em saladas e marinadas.
- Azeite de oliva virgem, 100% de suco de azeitonas com boas características de sabor e aroma. Tem os mesmos usos do azeite de oliva extra-virgem.
- Azeite de oliva: indicado para o uso em alta temperatura, como nas frituras, é formado pela combinação de azeites de oliva refinados e azeites de oliva virgem ou extra-virgem.
Agora que você já conhece um pouco das características dos Azeites de Oliva da Espanha, vamos preparar uma receita de Gaspacho Andaluz, da chef Carla Pernambuco e que utiliza boa quantidade do produto. A região da Andaluzia é a maior produtora de azeite, sendo responsável por mais de 80% da produção espanhola.
Receita de Gazpacho Andaluz
Ingredientes:
- 1 kg de tomates sem pele nem sementes (maduros e firmes)
- 200 g de casca de pão
- 100 ml de vinagre de jerez
- 500 ml de Azeite de Oliva da Espanha
- Sal e pimenta a gosto
Preparo:
- Bata tudo no liquidificador, leve à geladeira e deixe por duas horas no mínimo.
- Sirva em tacinhas com um fio de Azeite de Oliva da Espanha no fundo.
- Se for servir como entrada, sirva em tigelinhas e ofereça potinhos com cubinhos de presunto serrano, pepinos e pimentões amarelos e verdes.
Escrito por: Marcelo Katsuki
Crítico de gastronomia do jornal Folha de S.Paulo, colunista da revista Prazeres da Mesa e editor do blog Comes e Bebes, Marcelo Katsuki está há mais de 15 anos no mercado editorial. Adora cozinhar, beber com os amigos, fotografar e viajar para conhecer novas culturas e sabores. É cozinheiro formado pela Escola João Dória Jr. e sommelier pela ABS – Associação Brasileira de Sommeliers.
Se você gostou desta receita, também vai apreciar…
0 Comentários