Têm certas coisas da nossa cultura que não podemos negar: adoramos cair na folia do samba e dos carnavais. Mas isso não significa que não podemos cuidar da nossa saúde, inclusive durante a folia. Você lembra destas dicas de como se cuidar durante o Carnaval? A ideia central é manter-se saudável sem ter que renunciar ao imprescindível: futebol, praia, água de coco e feijoada. Quem consegue se resistir a essa delícia tão brasileira?
A feijoada é um dos nossos pratos mais típicos, e também um dos mais conhecidos fora do país. O feijão preto é a base desta receita, assim como o arroz é a base da paella espanhola. A partir daqui, cada família tem sua própria versão, e os macetes para que o prato fique irresistível.
O passo-a-passo da feijoada é simples: colocar o feijão de molho, dessalgar as carnes, cozinhar a foto lento sem se esquecer da folha de louro… para, então, saborear essa delícia!
Mas, agora, queremos compartilhar algumas dicas para que a sua feijoada possa fique muito mais saudável. Preparado? Vamos lá:
Saiba como fazer sua Feijoada mais leve
Sabemos que a feijoada não é o primeiro prato a ser lembrado quando se fala de comida saudável. A carne de porco ajuda a deixar o prato mais pesado. Então, aqui vai aqui a primeira dica: utilize Azeite de Oliva Extra Virgem para todos os passos do refogado. Assim, a feijoada vai ficar mais leve e de fácil digestão.
Falando em refogado, atenção a esta dica de avó: para engrossar o caldo do feijão é importante ir amassando alguns grãos numa frigideira com um alho picadinho e azeite de oliva extravirgem. Depois, é só adicionar esse refogado na panela. Vai ver que, em seguida, o feijão vai ganhando corpo. Repita este passo algumas vezes durante o processo.
Capriche nos acompanhamentos deste prato tão delicioso
Uma boa feijoada também vem bem acompanhada. Agora vamos dar umas dicas para fazê-los da maneira mais saudável:
- Como aperitivo, o caldinho de feijão servido em um copo pequeno é um excelente tira-gosto para abrir o apetite.
- Para o arroz branco ficar soltinho, frite-o primeiro com azeite de oliva extravirgem, cebola e alho. Depois, adicione água e sal e mexa por um instante. Deixe ferver até secar.
- A farofa é um dos principais acompanhamentos da feijoada, e é muito simples de fazer: azeite de oliva extravirgem, cebola, alho e farinha de mandioca são a base. Dependendo das suas preferências, você pode acrescentar salsinha, bacon, ovo… o que você gostar mais!
- A couve refogada dá um toque verde e saudável, e as rodelas de laranja um toque adocicado. Assim, não se esqueça desse último ingrediente, para dar esse sabor agridoce que todos adoramos.
- Para aqueles que têm estômago de ferro, pode fazer um molho de pimenta com azeite de oliva extravirgem e salsinha. Para apimentar a boca dos mais corajosos!
Com essas dicas temos certeza que você vai fazer o maior sucesso entre os seus convidados, e ficar famoso pela feijoada mais saudável!
Comer feijoada é um estilo de vida
Mas se o que você gosta mesmo é de ir comer este prato fora de casa, lembre-se de que os dias de feijoada nos restaurantes são quarta-feira e sábado. Com certeza você vai achar um lugar especial, que sirvam o prato mais famoso do Brasil exatamente como você gosta!
Além do mais, comer feijoada nas épocas mais frias, como no outono e inverno, ajuda a melhorar a digestão, e também aquecer o corpo quando a temperatura diminui.
Sabemos que a feijoada é uma delícia e, se você utiliza azeite de oliva extravirgem para prepara-la, vai garantir um prato muito mais saudável. Porém, é preciso equilibrar o consumo deste prato com exercícios e com os benefícios da Dieta Mediterrânea. Bom apetite!
0 Comentários