Te contamos no que deve prestar atenção para garantir que está levando para casa o melhor azeite de oliva do mundo
Anualmente, são produzidas cerca de três milhões de toneladas de Azeites de Oliva no mundo e praticamente metade deles provém dos olivais espanhóis. Isso significa que uma em cada duas garrafas de azeite comercializadas são espanholas. Diante de uma produção tão significativa, como são mantidos os padrões de qualidade? E, principalmente: como ter certeza de que não se está comprando uma falsificação?
Logicamente, na Espanha há um interesse especial em salvaguardar a qualidade de seus azeites. Por essa razão, em 2021, o Governo da Espanha regulamentou de maneira ainda mais rigorosa as normas de controle dessa qualidade, visando garantir que chegue ao consumidor um produto com garantias reforçadas.
Essa norma estabelece critérios de rastreabilidade bastante exigentes, de modo que seja possível conhecer ao longo de todo o processo, até chegar ao consumidor, a origem desses azeites, como foram produzidos e quem participou do processo.
Como reconhecer um autêntico Azeite de Oliva Extra Virgem da Espanha?
A garantia de qualidade é transmitida pela origem Espanha no rótulo. Claro, essa garantia é ainda maior se tiver o selo de uma denominação de origem. Uma lista completa das Denominações de Origem Protegidas (DOP) pode ser consultada neste link. Os azeites são produzidos com variedades de azeitonas espanholas, que geralmente estão indicadas no frasco.
Devemos esclarecer que nem todos os azeites de oliva espanhóis têm DOP, mas o compromisso com a qualidade é um denominador comum a todos os azeites produzidos na Espanha. Se o consumidor optar por marcas espanholas reconhecidas, pode evitar fraudes que ocorrem nesse mercado.
Outra ferramenta para garantir que está levando para casa um azeite original de alta qualidade é verificar se foi premiado. O Guia dos Melhores Azeites do Mundo (WBOO) é um dos principais prêmios do setor, e a lista é renovada a cada ano. Você pode conferir os Azeites de Oliva da Espanha premiados em 2023 aqui.
Por fim, a rastreabilidade é um processo que ganha cada vez mais destaque nos lagares espanhóis. Isso ocorre devido à demanda também dos consumidores, que desejam conhecer a história e o modo de produção do azeite que consomem. A rastreabilidade é o sistema que permite seguir o percurso de um alimento desde a sua origem até a prateleira da loja. É uma ferramenta comercial de controle de qualidade, mas também de relacionamento com o cliente, cada vez mais indispensável.
Se você deseja se manter informado sobre as novidades e experimentar mais receitas com os Azeites de Oliva da Espanha, siga nosso Instagram: @azeitesdeolivadaespanha.
0 Comentários