Hoje não é um dia qualquer. Estamos em um dia de luta. Uma data muito importante em que toda a população mundial se une com a mesma causa: enfrentar o câncer.
Lamentavelmente hoje em dia, morrem de forma prematura mais de sete milhões e meio de pessoas devido a esta doença (de 30 a 69 anos). Por isso, esta doença está considerada como uma das primeiras causas de morte no mundo, segundo a OMS.
Porém, a situação fica ainda mais preocupante com a informação de que o índice de mortalidade mundial provocado pelo câncer vai aumentar 45% entre 2007 e 2030 (passando de 7,9 milhões a 13,1 milhões de mortes em 2030).
Portanto, hoje dispomos da oportunidade perfeita para conscientizar, aumentar o conhecimento sobre a doença, apoiar os organizações e instituições nessa luta comum. Queremos ecoar e apoiar as novas iniciativas e estratégias para controlar a situação.
Os Azeites de Oliva também lutam contra doença: O cientista Tom C. Karagiannis (Diretor do Departamento de Medicina da Epigenética IDI Instituto Baker do Coração e Diabetes, em Melbourne) realizou uma pesquisa que testava de que maneira o a dieta mediterrânea -cujo elemento base é o Azeite de Oliva– ajuda a proteger nosso organismo das células cancerígenas.
Conforme as investigações realizadas, um dos componentes do Azeite, denominado hidroxitirosol, destrói as células tumorais, evitando ainda sua proliferação e expansão no organismo. Este elemento é um potente antioxidante que, além de possuir propriedades anticancerígenas, possui numerosos benefícios para a nossa saúde.
Este não é único estudo que relaciona o Azeite com o câncer. Eduard Estrich, e sua equipe de investigadores da Universidade Autônoma de Barcelona estão estudando há mais de três décadas o efeito do regime de alimentação na evolução de um tipo de câncer como o câncer de mama. Graças a aplicações em ratos, Estrich conseguiu concluir, que os regimes de alimentação com gorduras Ômega 6 estimulam a progressão do câncer de mama, enquanto que os que possuem Azeite Virgem freiam sua progressão. Apesar de o diretor do estudo afirmar que ainda devemos ser cautelosos com estes resultados, os dados convidam ao optimismo.
Portanto, podemos deduzir que o consumo de Azeite e a luta contra o câncer estão diretamente relacionados. Esta mensagem positiva é o nosso grãozinho de areia nesta dura batalha, que este ano tem como lema “desacreditar os mitos”, com o qual se pretende reduzir o estigma e dissipar lendas sobre o câncer.
Certamente você também vai querer ajudar com sua contribuição, por isso elaboramos uma proposta com quatro ideias para contribuir:
- Não perca o site web oficial do Dia Mundial contra o câncer onde explicamos os mitos sobre o câncer.
- Use o hashtag mundial para apoiar a causa: #WorldCancerDay
- Se você tiver um perfil em Twitter ou desejar apoiar essa causa de um modo diferente, também poderá utilizar pôsteres e postais.
- Participe nos eventos realizados em seu país, utilizando o mapa de eventos
Durante o dia de hoje serão realizados numerosos atos por todo o mundo. Por exemplo, nos Estados Unidos, serão realizadas doações de sangue e de medula em algumas escolas públicas. Na Alemanha, a luta será por meio da arte. Serão expostas 78 pinturas contra o câncer que, por sua vez, serão vendidas pelo preço de $200 e o montante total coletado será destinado à União Internacional Contra o Câncer.
E você, vai deixar o câncer ganhar essa batalha?
0 Comentários