O azeite de oliva é um alimento que existe há milhares de anos. Existem registros de povos antigos que já produziam azeites de oliva, como os persas, os sírios, os hebreus e os gregos, que datam de milênios antes de Cristo.
Hoje em dia, podemos encontrar três tipos ou categorias diferentes de azeites de oliva. Vamos conhecer mais sobre eles.
Azeite de oliva extravirgem
O azeite de oliva extravirgem, com suas excelentes qualidades aromáticas e gustativas, é extraído exclusivamente da azeitona da mais alta qualidade por meio de métodos mecânicos, garantindo assim um suco puro, sem nenhum tipo de defeito. É o único óleo vegetal obtido diretamente de uma fruta.
Sua composição se destaca pela presença do ácido oleico, um ácido graxo monoinsaturado reconhecido por seus benefícios à saúde. Além disso, esse azeite é uma rica fonte de antioxidantes naturais, como a vitamina E e os polifenóis, que ajudam a proteger o organismo contra danos celulares.
É o azeite de mais alta qualidade, permitindo-nos desfrutar dos aromas e sabores naturais da fruta.
Azeite de oliva virgem
O azeite de oliva virgem é produzido da mesma forma que o extravirgem. Na verdade, ele contém os mesmos nutrientes e propriedades antioxidantes. São azeites de altíssima qualidade, mas que não atingem a excelência dos extravirgens devido à presença de pequenos defeitos no aroma e sabor.
Azeite de oliva
São azeites que contêm exclusivamente uma mistura de azeites de oliva refinados e azeites virgens ou extravirgens, em proporções variadas. Os azeites refinados são obtidos a partir de azeites virgens que não alcançaram os altos padrões de qualidade exigidos para os virgens e extravirgens.
Eles compartilham com os outros azeites o alto teor de ácidos graxos monoinsaturados e são perfeitos para uso em preparações quentes.
A verdade é que o azeite de oliva, em qualquer uma de suas modalidades, é um grande aliado da dieta e de uma alimentação equilibrada e saudável. Na chamada dieta mediterrânea, recomenda-se o consumo de três a quatro colheres de sopa desse ouro líquido por dia, quantidade ideal para potencializar seus benefícios para o organismo humano.
0 Comentários