Considerado um dos ingredientes mais antigos do planeta, o azeite de oliva é um óleo que vem da azeitona, a partir de um processo de produção minucioso e praticamente artesanal, cujo intuito é garantir a qualidade do produto. Apesar de atualmente ser produzido em vários países, o principal produtor é a Espanha, que representa cerca de 50% de todo o montante vendido a nível global. Uma em cada duas garrafas de azeite consumidas globalmente é de azeite de oliva espanhol.
Nos dias de hoje, o azeite se tornou um ingrediente muito comum na culinária brasileira, presente no preparo de vários alimentos. Com isso, uma dúvida que ainda persiste para muitas pessoas é se o azeite de oliva engorda ou não, e se pode fazer parte de uma dieta saudável.
Afinal, o azeite engorda ou não?
O azeite de oliva, assim como outras gorduras e óleos, fornece 9 kcal por grama. Isso significa que possui um alto teor calórico. No entanto, a ciência tem demonstrado que o azeite de oliva não engorda, desde que seja consumido com moderação e como parte de uma dieta equilibrada.
O azeite de oliva, especialmente o extra virgem, é famoso por seu alto teor de ácido oleico. Este é um ácido graxo monoinsaturado que é essencial para a saúde humana e traz muitos benefícios para nossa saúde, especialmente para nosso sistema cardiovascular. Ele também facilita a absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), que só podem ser absorvidas quando dissolvidas em gorduras. De fato, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os adultos obtenham entre 20% e 35% de sua energia na forma de gordura.
O azeite na indústria da beleza
Além de ser uma parte saudável de uma dieta equilibrada, o azeite está se tornando um componente cada vez mais comum em produtos de beleza. Listado como uma das gorduras saudáveis que mais trazem benefícios ao organismo, o azeite de oliva já faz parte de itens de cuidados com a pele e o cabelo, por exemplo.
Para a pele, o azeite funciona como um poderoso umectante, ajudando a reduzir o ressecamento. Em alguns casos, o ingrediente também pode ser encontrado em esfoliantes, pois sua composição nutritiva e textura suave o torna ideal para passar no rosto, lábios e na pele do pescoço sem causar irritações.
Já em relação ao cabelo, o azeite de oliva pode ser usado nas pontas para hidratar, desembaraçar os fios e reduzir o frizz, aumentando o brilho e proporcionando uma sensação de vitalidade nas madeixas.
Há ainda quem utilize o azeite para outros rituais de beleza, como as cutículas, para suavizá-las e hidratá-las antes de passar o esmalte nas unhas, e também nos cílios, com o objetivo de fortalecê-los. Para isso, é preciso utilizar uma máscara de cílios antiga e passá-la no ingrediente, antes de pentear os cílios suavemente com o azeite. No entanto, é necessário ter cuidado para que o mesmo não entre em contato direto com os olhos.
0 Comentários