Blog
Voltar ao Blog

March 29, 2023

O que é a dieta mediterrânea e por que ela é boa para sua saúde?

dieta mediterrânea

A região do Mediterrâneo, que inclui países como Espanha, França, Grécia e Itália, tem altas taxas de expectativa de vida e uma menor incidência de doenças crônicas em comparação à média global. Estes fatores levaram muitas pessoas a se interessarem pelos hábitos e estilos de vida adotados pelos residentes destes países, com o objetivo de replicá-los e adotar costumes similares.

Seguindo esta tendência, há uma curiosidade crescente sobre a chamada dieta mediterrânea, que inclui os hábitos alimentares deste grupo de pessoas. 

Como essa dieta funciona?

As pessoas na região do Mediterrâneo priorizam alimentos frescos e naturais, incluindo itens como vegetais, grãos, cereais, peixe e azeite de oliva da Espanha como fonte de gordura, enquanto leite, queijo e produtos lácteos são consumidos de forma controlada. Quanto à carne, a dieta mediterrânea recomenda comer frango duas vezes por semana, enquanto a carne vermelha raramente é incluída nas refeições. Além disso, são evitados os alimentos enlatados e ultra-processados.

Quanto às bebidas, o vinho é o principal protagonista, e é muito comum que as pessoas nos países mediterrâneos bebam um copo de vinho com suas refeições. Entretanto, as pessoas que têm algum tipo de restrição às bebidas alcoólicas podem substituí-las por sucos naturais de frutas ou água.

Como mencionado acima, a Espanha é um dos países que melhor representa a dieta mediterrânea, com vários exemplos de pratos típicos feitos com os ingredientes mais característicos desta dieta. Um exemplo é a paella, originária de Valência, que utiliza diferentes tipos de frutos do mar, como camarões, lulas, pessoas e mexilhões, assim como tomates, cebolas, alho, pimentão, feijão verde e o tradicional azeite de oliva da Espanha, conhecido por sua alta qualidade.

A dieta mediterrânea influencia na saúde?

De acordo com os nutricionistas, a dieta mediterrânea pode ser considerada benéfica à saúde, uma vez que consiste não apenas em uma dieta diversificada, mas também na adoção de um estilo de vida mais benéfico. Entre outras vantagens, ela estimula a liberação de um hormônio chamado adiponectina, que atua para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além dos hábitos alimentares mencionados acima, a população mediterrânea cultiva hábitos como caminhada, ciclismo, exercício regular e cochilada após as refeições, que contribuem diretamente para uma vida mais ativa e menos estressante.

Deve-se observar que o objetivo da dieta mediterrânea não é a perda de peso. O objetivo deste estilo de alimentação é melhorar a saúde e a longevidade, sempre priorizando o consumo equilibrado na hora das refeições. As pessoas que foram diagnosticadas com doença celíaca ou intolerância à lactose devem procurar aconselhamento médico apropriado antes de aderir à dieta mediterrânea, já que esta dieta utiliza ingredientes que podem ser prejudiciais a estes pacientes.

¿Qué es la dieta mediterránea y por qué es buena para la salud?

La región bañada por el mar Mediterráneo, que incluye países como España, Francia, Grecia e Italia, tiene altas tasas de esperanza de vida y una menor incidencia de enfermedades crónicas, 

España es uno de los países con mayor esperanza de vida en comparación con la media mundial. Esto ha llevado a muchas personas a interesarse por los hábitos y el estilo de vida adoptados por los residentes de este país mediterráneo, con el objetivo de replicarlos y adoptar costumbres similares.

Siguiendo esta tendencia, existe una creciente curiosidad por la llamada dieta mediterránea, que incluye los hábitos alimentarios propios de este grupo de personas.     

¿Cómo funciona esta dieta?

Los habitantes de la región mediterránea dan prioridad a los alimentos frescos y naturales, que incluyen artículos como verduras, granos, cereales, pescado y aceite de oliva de España como fuente de grasa, mientras que la leche, el queso y los productos lácteos se consumen de forma controlada. En cuanto a la carne, la dieta mediterránea recomienda comer pollo dos veces por semana, mientras que la carne roja se incluye raramente en las comidas. Además, se evitan los alimentos enlatados y ultraprocesados.

En cuanto a las bebidas, el vino es el gran protagonista, y es muy común entre los habitantes de los países mediterráneos tomar una copa junto con las comidas. Sin embargo, las personas que tienen algún tipo de restricción a las bebidas alcohólicas pueden sustituirlas por zumos de frutas naturales o agua.

Como se ha mencionado anteriormente, España es uno de los países que mejor representa la dieta mediterránea, con varios ejemplos de platos típicos elaborados con los ingredientes más característicos de esta dieta. Un ejemplo es la paella, originaria de Valencia, que utiliza diferentes tipos de mariscos, como gambas, calamares, personas y mejillones, además de tomates, cebollas, ajos, pimientos, judías verdes y el tradicional aceite de oliva de España, reconocido por su alta calidad.

¿Influye la dieta mediterránea en la salud?

Según los nutricionistas, la dieta mediterránea puede considerarse beneficiosa para la salud, ya que consiste no solo en una dieta diversificada, sino también en la adopción de un estilo de vida más provechoso

Además de los hábitos alimentarios mencionados, la población mediterránea cultiva hábitos como caminar, montar en bicicleta, hacer ejercicio con regularidad y dormir la siesta después de las comidas, todo lo cual contribuye directamente a una vida más activa y con menos estrés.

Cabe destacar que el objetivo de la dieta mediterránea no es la pérdida de peso. El objetivo de este estilo de alimentación es mejorar la salud y la longevidad, priorizando siempre el consumo equilibrado en las comidas.

0 Comentários

Entradas relacionadas

Azeite de oliva virgem e azeite de oliva extra virgem: você sabe a diferença?

23Oct | 24 Azeite de oliva virgem e azeite de oliva extra virgem: você sabe a diferença?
Entre as opções de azeite disponíveis nos supermercados brasileiros, as duas mais conhecidas são o azeite de oliva virgem e o azeite...

Benefícios do azeite de oliva para o cabelo

18Sep | 24 Benefícios do azeite de oliva para o cabelo
O azeite de oliva funciona como um óleo natural com propriedades de hidratação e nutrição para os fios. Essas duas etapas são...

Os pratos mais representativos da cozinha espanhola

13Ago | 24 Os pratos mais representativos da cozinha espanhola
A cozinha espanhola é uma das mais respeitadas e prestigiadas da Europa, e possui grandes influências da culinária mediterrânea, somada a sabores...

Eu concordo em receber comunicações.

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de Marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha