A cozinha espanhola é uma das mais respeitadas e prestigiadas da Europa, e possui grandes influências da culinária mediterrânea, somada a sabores e temperos que a tornam única. Entre os ingredientes de maior destaque na gastronomia da Espanha, é impossível não mencionar os frutos do mar, o jámon e o tradicional azeite de oliva da região.
Para descobrir mais sobre a cozinha espanhola, confira abaixo alguns de seus pratos mais representativos.
1. Paella
Esse é um prato muito tradicional e que pode ser encontrado de diferentes formas. Os ingredientes indispensáveis de uma boa paella são arroz, açafrão e azeite de oliva de Espanha, sendo possível escolher entre a versão com frutos do mar, frango e até mesmo carne de porco. O grande segredo da paella espanhola é a sua textura, a qual torna essa combinação de sabores ainda mais irresistível.
2. Tortilla de batatas
Encontrada com facilidade por toda a Espanha, a tortilla de batatas é um prato feito a base de batatas e ovos. Seu preparo é relativamente simples, sendo preciso apenas cozinhar as batatas no azeite de oliva de Espanha, adicionar os ovos batidos, e então esperar cozinhar em uma frigideira em fogo baixo. Porém, o mais interessante é que também há a opção de adicionar mais ingredientes, como cebola, pedaços de linguiça, champignon, jamón, entre outros, de acordo com as preferências de cada um.
O eterno debate na Espanha é se a tortilla de batata deve ou não levar cebola. Se quiser incorporá-la, refogue uma cebola cortada em pequenos cubos antes. Você pode experimentar ambas as versões e escolher sua preferida!
3. Pisto
O pisto é como uma versão espanhola da ratatouille, o qual é considerado um prato bastante saboroso que oferece vários tipos de legumes fritos com azeite de oliva de Espanha, de acordo com a região e a época do ano, incluindo pimentões vermelhos e verdes, tomates e abobrinhas, com o acompanhamento de ovos fritos.
4. Croquetas
As croquetas são um petisco muito popular entre os espanhóis, cuja massa é preparada com ovos, farinha, queijo e azeite de oliva espanhol. Preparados tanto em uma versão menor, similar a um salgadinho, como também em tamanhos maiores, as croquetes podem ter vários recheios diferentes, como jamón e bacalhau, além de geralmente virem acompanhadas do delicioso molho bechamel.
5. Pulpo à la Gallega
Tradicional da região da Galícia, esse é um prato de polvo cozido, o qual é servido cortado em pequenos pedaços. Durante o seu preparo, são utilizados vários ingredientes como batatas, azeite de oliva extra virgem da Espanha, sal grosso e páprica picante. Além disso, para garantir o sabor do polvo e conservar a sua pele, o pulpo à la gallega possui uma técnica especial, em que o polvo precisa ser submerso na água fervente por três vezes antes de ir ao fogo.
6. Churros
Entre as sobremesas, um dos destaques da culinária espanhola são os churros. Ao contrário de como são preparados no Brasil, na Espanha os churros não possuem recheio, são mais finos e contam com uma massa menos doce. A maneira mais comum de consumi-los é como acompanhamento de um chocolate quente cremoso, mas também é possível encontrá-lo em uma versão polvilhada com açúcar.
Embora seja classificado como sobremesa, na Espanha é mais consumido no café da manhã ou no lanche.
0 Comentários