Conheça 4 ações de sustentabilidade do setor produtor de Azeite de Oliva da Espanha que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente
A necessidade de ações de sustentabilidade é fundamental para garantir a sobrevivência e prosperidade a longo prazo do planeta, das sociedades humanas e da economia global. Essa urgência é impulsionada por diversos desafios interconectados que afetam o meio ambiente, a sociedade e a economia.
Em sintonia com essa demanda, o setor produtor de Azeite de Oliva da Espanha mantém ações crescentes de sustentabilidade nos olivais e em todos os estágios da cadeia produtiva. Conheça 4 ações de sustentabilidade, amplamente empregadas no setor, que têm um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente:
1. Recuperação da biodiversidade
Centenas de espécies de animais habitam os olivais espanhóis. São aves, insetos polinizadores, répteis e mamíferos, todos vivendo em harmonia. A riqueza biológica também inclui espécies vegetais, com grande variedade de plantas, como as gramíneas, que fertilizam o solo. Um projeto pioneiro na região da Andaluzia, no sul da Espanha, demonstrou que a recuperação da biodiversidade é benéfica para o ambiente e oferece rentabilidade empresarial. Além desses casos de sucesso, o setor como um todo avançou ainda mais e agora aplica políticas voltadas para a melhoria da biodiversidade em todo o território.
2. Armazenamento de carbono
Diante da crise climática, os olivais se apresentam como uma das soluções para a captura e armazenamento de carbono da atmosfera. As oliveiras centenárias têm raízes fortes e extensas, que podem chegar a 6 metros abaixo da terra, sendo capazes de conter o carbono. Tudo isso sem deixar de produzir um dos alimentos mais importantes da história da humanidade, mostrando que é possível combinar a agricultura e o cuidado com o meio ambiente.
3. Exemplo de economia circular
Você sabia que é possível reciclar o Azeite de Oliva da Espanha usado? Pode-se coletar o azeite e outros óleos vegetais em garrafas, que são levados à indústria de biocombustíveis para transformá-los em biodiesel. Outras alternativas incluem usar o azeite para a produção de sabonetes ou velas naturais. Segundo a Agência Andaluza de Energia, o olival poderia desempenhar um papel crucial na busca de energias mais limpas e econômicas.
Um estudo revela que o olival e suas indústrias geram anualmente 6,4 milhões de toneladas de biomassa, equivalente à energia de 1.225.000 toneladas de petróleo. Esse potencial representa mais de 6% do consumo de energia primária na Andaluzia. Além disso, o setor de Azeite de Oliva destaca-se por seu eficiente aproveitamento energético, utilizando aproximadamente 70% do caroço de azeitona para usos térmicos, um recurso considerado um tesouro a preços muito mais baixos que os combustíveis importados.
4. Educação do consumidor
Cursos e conteúdos sobre o Azeite de Oliva da Espanha são fundamentais para disseminar a perspectiva sustentável da produção espanhola. O turismo tem sido um grande aliado, com a popularização do olivoturismo, que promove visitas a olivais e lagares de azeite, muitos deles centenários e transformados em museus. Retiros imersivos na cultura do Azeite de Oliva da Espanha já marcam o setor do turismo, como os oferecidos ao longo da província de Jaén, que é a região oliveira por excelência na Espanha.
Se você quiser ficar por dentro das últimas novidades e experimentar mais receitas com os Azeites de Oliva da Espanha, siga nosso Instagram: @azeitesdeolivadaespanha.
0 Comentários