A comida orgânica está no auge em nosso país e é cada vez mais frequente encontrar esta variedade de comida nos supermercados. Mas, o que é exatamente? São produtos que não utilizam nenhum inseticida nem fertilizantes, são cultivadas de forma natural, dando assim lugar a alimentos com mais nutrientes e vitaminas, e que claro, danificam menos nosso organismo e também o meio ambiente.
São muitos os produtos que são cultivados desta forma: frutas, legumes, verduras, soja (o mais produzido), açúcar… Atualmente somos o sétimo país produtor deste tipo de alimentos e temos um crescimento de 10% anual, podendo alcançar os 150 milhões de dólares em exportações durante 2014.
Mas o cultivo não é só para exportação Como já falamos, nos supermercados há muita presença deste tipo de produto, assim como nas cozinhas de alguns restaurantes de São Paulo e de outras grandes cidades.
Até lançaram uma campanha durante o Mundial que estimula seu consumo. Isso porque a ideia do Ministério de Desenvolvimento Social e Luta contra a fome é a de que 60 organizações comercializem seus produtos nas diferentes sedes até que acabe o torneio.
Mas então, quais são os produtos cruciais para levar uma alimentação orgânica sem gastar muito dinheiro? Fazemos um lista?
- Vegetais de temporada: são muito mais baratos e têm mais nutrientes que se os compra em outra época do ano, quando são tratados com produtos químicos. A melhor opção é ir aos supermercados ou a feiras livres.
- Legumes: os feijões e a soja, entre outros, se devem ser consumidos duas ou três vezes na semana, já que aportam ao nosso organismo ferro, proteínas e hidratos de carbono, entre muitas outras coisas.
- Azeite de Oliva: o produto que sustenta a dieta mediterrânea, ademais de aportar um toque único a nossos pratos, funciona como oxidante e ajuda a controlar o colesterol, entre outras muitas virtudes.
- Frutas: os morangos, com um alto conteúdo em antioxidante, as uvas, que são ricas em açúcar, e o abacaxi, que tem função diurética, entre outras, também, são essenciais nesta dieta.
- Frutos secos: aportam as calorias e gorduras necessárias para manter uma boa saúde.
São muitos os benefícios destes alimentos, que aproveitamos se ao decidirmos comprar os orgânicos. Você os utiliza nas receitas?
0 Comentários