Descubra a riqueza dos Azeites de Oliva em Jaén, Espanha, através dos olhos de jornalistas brasileiros. Uma jornada gastronômica enriquecedora e cultural.
A província de Jaén, na Espanha, considerada a capital mundial do Azeite de Oliva, recebeu a visita de cinco sortudos, todos jornalistas brasileiros. Ao longo de uma semana, eles embarcaram em uma jornada de conhecimento sobre os Azeites de Oliva mais premiados do mundo. O objetivo da viagem foi fornecer elementos para que esses profissionais criassem conteúdos aprofundados por meio dos veículos de gastronomia, estilo de vida e negócios com os quais colaboram.
A jornada começou em 13 de novembro na região de Andaluzia, onde Jaén está localizada, cercada por terras férteis e extensos campos de olivais. Os jornalistas representavam veículos de renome, como Folha de São Paulo, Estadão – Paladar, Valor Econômico, Globo e Versatille. No primeiro dia de atividades, realizaram uma visita cultural à cidade de Úbeda, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2003.
No dia seguinte, visitaram o campo de Oro Bailén, onde acompanharam o processo de colheita de azeitonas e visitaram a almazara (moinho ou largar de azeite). Em seguida, participaram de uma degustação de azeites no Centro de Interpretação Olivar y Aceite. No mesmo local, participaram de uma oficina de culinária e aprenderam algumas receitas típicas da região, como a Pipirrana de Jaén.
Nos dias seguintes, visitaram a Almazara de Nuestra Señora del Pilar e a Finca Olivares Vivos. Em cada uma, ampliaram seus conhecimentos sobre os processos de cultivo, colheita, produção e as tecnologias aplicadas em cada etapa. Para completar a imersão no mundo dos Azeites de Oliva da Espanha, não poderia faltar uma visita ao Museu da Cultura e da Oliveira, na cidade de Baeza, na mesma região. Neste museu, o grupo de convidados brasileiros aprendeu sobre os métodos mais tradicionais de cultivo da oliveira, até os modernos processos de comercialização e envase.
Uma das experiências mais surpreendentes durante esses quatro dias foi um passeio de balão de ar quente. Eles sobrevoaram toda a região e, de cima, apreciaram o extenso mar de oliveiras até onde a vista alcançava.
Por fim, não poderia faltar na agenda a visita a restaurantes icônicos e premiados da região, como Cibú e Valdevira, ambos detentores de uma Estrela Michelin. Destaque para este último, que foi premiado neste mesmo mês de novembro.
Com essa experiência, os jornalistas retornaram para casa completamente inspirados para escrever histórias que destacam, para o público brasileiro, as virtudes dos Azeites de Oliva da Espanha.